Eventos

Allianz Sintra Pro – Etapa da Liga MEO Surf 2021

A principal prova de surf em Portugal e que define os campeões nacionais masculinos e femininos também passa pelas ondas da Praia Grande, em Sintra.

Saber mais

Sintra Portugal Pro - Etapa do Mundial de Bodyboard

Sintra Portugal Pro, a etapa mais antiga do circuito mundial  acontece na Praia Grande.

O Sintra Portugal Pro celebra mais de 25 anos de existência e promete a cada ano mais e melhor para este histórico evento que a APB descreve como “o coração do circuito mundial.”

 

Gala dos Campeões

O número de campeões homenageados pela autarquia tem aumentado ao longo dos anos, fenómeno gerado pelo excelente trabalho dos pais, professores, treinadores, dirigentes associativos, e pelo empenho, esforço e dedicação dos atletas reconhecido pelo município.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende reconhecer publicamente a classificação alcançada pelos atletas residentes no concelho de Sintra, a nível individual, coletivo, clubes ou outras entidades desportivas.

Corrida 'Fim da Europa'

Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que ano após ano, no primeiro mês de cada ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.
As suas características, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.
A prova com uma distancia total de 16.945 metros, , quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante no ultimo domingo do mês de Janeiro.
Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.
Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação.
A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 Km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.
Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões "AQUI ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA" é onde termina uma das mais antigas provas nacionais.
Saber mais


Margarida Madeira (Monsanto Running Team) e Cláudio Paulino (Individual) foram os vencedores do Sintra Trail Monte da Lua, realizado na noite do passado dia 23 de novembro e que registou mais de um milhar de inscritos.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Sintra, SMAS e Podium Events, englobou um Trail com 10 km e uma Caminhada com 6 km e contou com o apoio da EMES, Fundação Cultursintra, Parques de Sintra Monte da Lua, Grupo 93 de Sintra da Associação de Escoteiros de Portugal, Escola Básica Escultor Francisco dos Santos, Escola Secundária Leal da Câmara e Escola Secundária Matias Aires.