Projetos

Troféu “Sintra a Correr” 2018/ 2019 – Inscrições abertas

O Troféu “Sintra a Correr”, promovido pela Câmara Municipal de Sintra e desenvolvido em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia e Clubes do concelho está de volta e com inscrições abertas para mais uma época repleta de provas, cor e boa disposição, distribuídas um pouco por todo o concelho.

O Troféu “Sintra a Correr” cujo objetivo principal é incentivar a população à prática de uma atividade físico-desportiva informal e acessível a todos – o atletismo – como forma de manutenção da saúde e do bem-estar físico e psíquico, é constituído por um quadro competitivo que prevê a realização de um determinado número de provas de atletismo popular ao longo da época desportiva, no final da qual serão premiados os atletas e as equipas que, tendo participado assiduamente nos eventos, obtiveram as melhores pontuações.

Uma única inscrição/registo servirá para participar em todas as provas do Troféu Sintra a Correr e ainda nas provas dos Troféus de Oeiras e Cascais, dispensando qualquer outra inscrição posterior.

O levantamento do dorsal deverá ocorrer na receção do MU.SA – Museu das Artes de Sintra, situado na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra, de terça-feira a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.

Oportunamente será disponibilizado o calendário de provas.

 

Como posso inscrever-me?

Se pretende pela primeira vez fazer uma inscrição, registe-se (Links abaixo) e em seguida inscreva-se.

Se, por outro lado, já esteve inscrito nesta aplicação como atleta, atualize os seus dados e submeta a sua reinscrição.

Uma única inscrição/registo, servirá para participar em todas as provas do Troféu Sintra a Correr e ainda nas provas dos Troféus de Oeiras e Cascais, dispensando qualquer outra inscrição posterior.

 

Normas de Participação

Calendário de Provas -2018|2019

Câmara Municipal de Sintra promove “Campeonato de Futebol Sintra Seniores/Veteranos 2019”

A Câmara Municipal de Sintra com o objetivo de incentivar a prática regular da atividade física junto da população adulta, leva a efeito, durante os meses de março a junho, mais uma edição do “Campeonato de Futebol Sintra Seniores/Veteranos 2019” de Futebol de 11.

Podem participar equipas, devidamente organizadas, compostas por atletas residentes no Concelho de Sintra, em representação de clubes ou entidades do concelho.

Inscrições e informações adicionais: Divisão de Desporto (Telefone: 219236135 / Email: desp.actividades@cm-sintra.pt).

Atividade Sénior

Programa dirigido à população sénior com o objetivo de promover o envelhecimento ativo através da prática regular de exercício físico. Tem como objetivo promover e enraizar hábitos da prática da atividade física regular nos munícipes do concelho, com consequente melhoria do bem estar e qualidade de vida.

Inclui-se também neste programa a cedência de horários nas piscinas municipais às entidades apoiadas pela Divisão de Saúde e Ação Social da Autarquia.

Desporto Escolar

A Câmara Municipal de Sintra, através da Divisão de Desporto e Juventude, com o objetivo de criar melhores condições de prática desportiva aos alunos que participam em atividades no âmbito do Desporto Escolar, colabora de uma forma efetiva na organização de eventos, quer através da presença de recursos humanos, quer através da cedência de instalações e recursos materiais.

Programa de apoio ao desenvolvimento da natação nas escolas públicas do Concelho de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra, através da Divisão de Desporto e Juventude, promove o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Natação, destinado aos alunos do 1º, 2.º e 3.ºciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário das escolas públicas do Concelho de Sintra.

Este Programa é totalmente gratuito para as Escolas do Concelho de Sintra e respetivos os alunos, destinando-se a todas as turmas / grupos/equipas das Escolas que manifestem interesse em participar, desde que as mesmas garantam a deslocação dos alunos às piscinas e considerando a disponibilidade de planos de água por parte da Câmara Municipal de Sintra – Instalações Desportivas.

Estrutura e Organização do Programa

O Programa divide-se em três projetos: Projeto de Apoio à Natação Curricular, no âmbito da Educação Física, o Projeto de apoio ao Desporto Escolar e o Projeto de Apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais.

> Apoio à Natação Curricular
O Projeto de apoio à Natação Curricular integra-se na componente letiva da disciplina de Educação Física.

> Apoio ao Desporto Escolar
O Projeto de Natação no âmbito do Desporto Escolar destina-se a grupos / equipas de natação do Desporto Escolar, que possuam projeto aprovado por parte do Ministério da Educação. Este Projeto para além da vertente formativa contempla também a vertente competitiva, ao nível das competições promovidas pelo Desporto Escolar;

> Natação para Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Este projeto destina-se a alunos com NEE incluídos no ensino regular ou no Ensino Especial;

Instalações

As aulas de natação têm lugar nas seguintes instalações desportivas municipais:

> Complexo Desportivo Municipal de Fitares

> Complexo Desportivo Municipal João Carlos Cifuentes

> Complexo Desportivo Municipal de Ouressa

> Piscina Municipal de Mira Sintra

Férias Desportivas em Sintra – Verão 2019

“Férias Desportivas em Sintra – Verão 2019” - 24 de junho a 26 de julho

Este programa, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas, clubes e associações desportivas, com o objetivo de incentivar a atividade física e a ocupação saudável e ativa dos tempos livres das crianças e jovens do concelho.

A participação possibilitará a experimentação de diversas modalidades desportivas.

As atividades deste programa são direcionadas às crianças e jovens que se encontram em férias de Páscoa integrados em associações (ATL´s, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações de Pais e Encarregados de Educação e Associações Juvenis), bem como às crianças e jovens a título individual, incluindo a população com necessidades educativas especiais.

 

Calendário de atividades (A disponibilizar oportunamente).

Normas de participação AQUI.

Nota: As inscrições são limitadas ao número de vagas existentes.

Para mais esclarecimentos contactar a Divisão de Desporto através do número de telefone 219 236 135 ou desp.actividades@cm-sintra.pt.

Plano Municipal de Promoção da Utilização da Bicicleta

O que é?

O PMPUB é um conjunto de ações, promovidas pela Câmara Municipal de Sintra, que visam promover a utilização da bicicleta no nosso Concelho, como forma de prática de exercício físico, como meio de transporte sustentável e como meio de diversão, tendo encontrado na Escola um dos parceiros imprescindíveis para o sucesso do mesmo.

Porquê?

A elaboração de um Plano Municipal de Promoção da Utilização da Bicicleta (PMPUB) teve origem na avaliação realizada aos alunos da Escolas Básicas de Sintra onde se verificou que uma percentagem significativa de crianças entre os 6 e os 10 anos não sabiam andar de bicicleta. Assim, trata-se de um plano cujo alvo são os alunos das Escolas Básicas do Concelho de Sintra, entre os 8 e os 10 anos, escalão etário onde as habilidades motoras básicas fundamentais estão no seu período critico mais favorável de aprendizagem e aquisição; O equilíbrio, a coordenação e a perícia, encontram aqui o seu meio mais favorável ao desenvolvimento.

Por outro lado, a utilização da bicicleta, ou seja, o ato de “saber andar de bicicleta” é na maioria das vezes uma atividade que proporciona alegria, diversão e bem-estar físico, o que leva as crianças a praticarem exercício físico com motivação e por isso regulamente. 

Ao ensinar as crianças a andar de bicicleta, na Escola, abriremos a porta à utilização deste veículo como forma de realizar atividade física regular, logo contribuir para a aquisição de hábitos de vida saudável, melhorar a saúde, promover o respeito e a disciplina, e educar para a mobilidade sustentável.

 

Como funciona?

A Câmara Municipal de Sintra, através do Departamento de Educação, Juventude e Desporto apetrecha as Escolas com o equipamento necessário, ou seja, 28 bicicletas e respetivos capacetes, suportes e material de reparação / conservação.

O serviço de conservação e reparação - oficina da bicicleta, será assegurado pela CMS (Divisão de Desporto), tal como a monitorização de todo o processo. Caberá à Escola garantir os recursos humanos para promoção das aprendizagens, ou através dos professores e horas destinadas às AECs ou através dos professores de EF e Titulares de turma.

Os alunos terão no seu horário curricular ou nas AECS, um total de 15 sessões de prática de bicicleta, ou para aprenderem a andar caso não saibam ou para melhorarem a sua prestação, através da criação de circuitos com obstáculos a contornar, aprendizagem da utilização das mudanças e ainda aprendizagem da mecânica da bicicleta (mudança de pneu, reparação de furo e enchimento do pneu).

 

Objetivo Final

Ao final das 15 sessões conseguir que todos os alunos detenham o domínio da bicicleta e consigam deslocar-se com facilidade através deste meio. Que todos os alunos tenham adquirido os conhecimentos relativos à segurança, à importância de andar de bicicleta na melhoria da sua saúde e na melhoria de uma mobilidade mais sustentável.

Cada aluno receberá um Diploma que certifica as competências na área da execução com bicicleta, segurança e mecânica.

 

 

Outras Iniciativas

No final das primeiras 10 sessões a Câmara Municipal de Sintra promove e organiza o Evento: “Pedalar em Família”:

As crianças desafiam os Pais e Encarregados de Educação para um passeio em família em bicicleta, com o apoio dos professores e monitores, no espaço escolar ou parque Urbano.

Neste desafio divulgam-se as ações que se desenvolvem, destinadas a jovens e adultos que pretendam aprender a andar de bicicleta.

 No final das 15 sessões a Câmara Municipal de Sintra promove e organiza a ação: “Da Escola à Ciclovia e ao Meio Urbano”:

Após o ciclo das 15 sessões de aprendizagem e emissão dos respetivos diplomas, com os monitores e professores as crianças circulam em zona urbana, aproveitando sempre que possível as ciclovias, a partir da Escola, num momento de desafio, avaliação e promoção, para o exterior, da importância do “saber andar de bicicleta”.